segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Exposição de Fotografia de José Santos na Casa da Cultura de Seia




“Luzes” é o nome da exposição de fotografia de José Santos que está patente durante os meses de Janeiro e Fevereiro no Foyer do Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia.


Como escreveu o artista plástico Sérgio Reis, “as fotografias de José Santos, caracterizam-se pelo elevado nível de utilização da cor, muitas vezes apresentada como corpo dinâmico, sugerindo ritmos, movimento, realçando os valores da cor e a interação entre cores em composições abstratas de grande dinamismo e equilíbrio cromático. “Abstratas” no sentido em que valem por si próprias ao dispensarem qualquer sentido ou carga narrativa, mas com o poder de inspirar emoções, invocar memórias, induzir viagens imaginárias, fomentar o sonho – provando uma vez mais que são inúmeras as possibilidades de apreensão e exploração estética do real”.


José Rodrigues Lopes dos Santos nasceu em Vila Verde (Seia) e estudou no Porto, na Escola Raul Dória. Homem dedicado à cultura nos tempos livres, ao longo dos anos, tem centrado mais recentemente a sua ação na fotografia. A sua primeira exposição decorreu em 2009 no Museu Grão Vasco, Viseu, a que se seguiram no Museu de Lamego, Biblioteca de Cantanhede, Museu de Resende, Museu Diocesano de Lamego, Espaço Abel Mata em Gouveia, Sede do Rancho Folclórico Pastores de São Romão Posto de Turismo de Seia e Casa da Beira Alta no Porto


Em 2008, foi distinguido com a Campânula de Mérito Empresarial, pelo Município de Seia, pelo trabalho de “mais de 50 anos na fábrica de curtumes que seu pai fundou”.


Horário da Exposição: Horário das sessões de cinema – Sextas e sábados das 20:00H às 23:00H e domingos das 14:00H às 17:00H e das 20:30H às 23:00H



Sem comentários: